pequeno guia do património esquecido e ostracizado #4 entrincheiramentos na papôa

Se a última entrada deste guia, referente ao Convento do Bom Jesus, se desdobrou em vários posts, desta vez são várias construções abordadas no mesmo. Tal como é apanágio dos monumentos aqui referidos, estas fortificações podem passar despercebidas à primeira vista, no entanto já foram referidas aqui no blog noutros contextos (e não há muito a acrescentar) mas agora ficam com um post só para elas.

Das baterias da Papôa, construídas em 1831 no âmbito das guerras liberais, são hoje em dia visíveis duas plataformas de tiro:



O Entricheiramento de São Miguel é uma construção defensiva sobranceira ao Porto da Areia Norte erigida pelas tropas absolutistas em 1830. Atualmente, apenas restam vestígios à flor do solo, que estão em trajetória decrescente (em direção ao mar).


O Entrincheiramento da Linha dos Moinhos foi construída entre 1831 e 1832 e deve o seu nome aos moinhos em torno dos quais foi construída:


 A bateria continha duas baterias semi-circulares construídas em torno de dois moinhos (convertidos em paiol):


Até meados do século passado a construção não tinha sofrido grandes alterações, como podemos ver nesta planta de 1934:


Duas décadas depois, a construção da escola primária destruiu grande parte do local, que se encontrava assim em 1995:


Há alguns anos, uma vivenda foi construída exatamente em cima da fortificação. Mesmo que os vestígios fossem insignificantes (se bem que pela foto aérea me parece que ainda haveria algo substancial), esta casa serve de barreira e quebra a ligação visual entre as diferentes zonas do monumento, o que é de uma estupidez e de uma insensibilidade que não se justificam nos dias que correm.


Depois da sua construção, o contorno do entrincheiramento deixou de ser identificável:


No entanto, houve recentemente o cuidado de limpar a zona em volta dos moinhos e proteger a área com uma cerca. Hoje é assim que se encontram os moinhos:




A fortificação termina na sua antiga entrada, que ainda se encontra relativamente intacta, especialmente uma das faces (se bem que seria mais alta):


Eu tenho pena que esta construção não tenha chegado até nós, pois tinha um traçado bastante curioso e pela sua localização privilegiada hoje serviria como um miradouro para a Papoa, a costa norte e a enseada de Peniche de Cima, no entanto a expansão geográfica da povoação não o permitiu. Talvez um dia se façam umas escavações e se recupere parte desta fortificação. Claro que é preciso mudar muita coisa até lá, não necessariamente a nível político, até porque a importância que se dá ao património não é favorecida especialmente por uma ou por outra fação partidária, mas sobretudo pela estratégia adoptada para o desenvolvimento turístico (normalmente o único retorno financeiro pelo investimento no património).

Sem comentários:

Enviar um comentário