palavras caras em revistas baratas

Tipos de turbinas 

Existem dois tipos principais de turbinas: de ação e de reação. Essencialmente, estes nomes descrevem o diferente mecanismo de pá usado. Nas turbinas de ação, onde a água vai em jato para as pás, a queda de pressão (onde ocorre a transferência de energia) dá-se nas lâminas-guia convergentes que direcionam o líquido para as pás do rotor. Acontece o oposto na turbina de reação, onde as pás do rotor têm passagens convergentes, ocorrendo aí a queda de pressão. As turbinas de ação são, geralmente, impróprias para locais de baixa pressão porque têm velocidades específicas baixas, mas são mais fáceis de manter. Por outro lado, as de reação conseguem rodar mais depressa com as mesmas condições de fluxo e pressão, mas exigem mais manutenção. 

Este texto não foi retirado do meu livro de Mecânica dos Fluidos, mas sim da revista Quero Saber, supostamente dedicada a todos os públicos. No entanto, eu estou no quarto ano de Engenharia Mecânica e não o consigo compreender. Talvez depois do doutoramento a coisa vá ao sítio. Ou se calhar só mesmo quando for professor catedrático.
Uma coisa muito engraçada nas revistas de ciência é que não servem para explicar realmente como as coisas funcionam, mas sim para criar um grande bicho na cabeça das pessoas que ficam a olhar para a tecnologia como um burro para um palácio. "Lâminas-guia convergentes", "passagens convergentes" e "velocidades específicas" são conceitos que vão criar um nó do pescoço do leitor, que à parte de uma devoção por tudo o que é gente capaz de lidar com tamanhas monstruosidades, o que eu agradeço, é uma completa perda de tempo.

P.S.: para quem se interessa mais em perceber a tecnologia do que em ficar impressionado com a sua intangibilidade, vale a pena ver Planet Mechanics (torrents aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário