pequeno guia do património esquecido e ostracizado #3.1 igreja do convento


Nesta foto podemos ver a igreja do convento conforme se encontrava há um século atrás, antes das modificações resultantes de adaptações a outros fins. Junto a si ficava o claustro, hoje desaparecido.


Em 2008, no âmbito de um trabalho de Área de Projeto na Escola Secundária, consegui por meios mais ou menos legítimos (por alguma razão as portas estão agora emparedadas) entrar no seu interior, sendo seguido pelos meus colegas de grupo.


Desde a extinção do convento, em 1834, a igreja já foi enfermaria, hospital de leprosos, fábrica de guano, garagem de uma autocaravana e armazém de conservas, intercalando com períodos de abandono, tal como o em que se encontra desde há alguns anos.


É fácil depreender que graças a isto o edifício foi bastante desfigurado, no entanto ainda hoje sobram bastantes indícios da sua primitiva função, como a cantaria, lápides e restos do teto abobadado.




Durante este trabalho eu e os meus colegas fizemos duas maquetes da igreja (uma no estado presente e outra contemplando um possível projeto de recuperação). Depois da apresentação pública a autarquia pediu-nos se lhe podíamos ceder as maquetes e desde então seguiram um percurso longe dos holofotes (espero que ainda existam...).














Sem comentários:

Enviar um comentário