A caldeirada lança agora um novo debate sobre as tão esperadas obras do fosso, obra que vai colocar uma marca mais vincada em Peniche no mapa do turismo.
Concorda com todos os objectivos propostos na obra? Devia-se acrescentar algo à obra? Alterar?
O facto de a zona industrial continuar no outro lado não será um contra-embelezamento?
Deixo aqui um documento e fotos do projecto para quem estiver estar interessado.
Relatório das obras a realizar
A destruição do campo do GDP
Por onde tenho passado, tenho defendido a ideia (que não é minha) de fazer esta obra sem ligar o mar norte ao mar sul é como o suplício de Tântalo. Ou seja, fica-se com a sensação que estamos quase a chegar ao óptimo, à excelência e, de repente, voltamos à mediania. Peniche, já o disse, desde o arqº Paulino Montez, nunca mais teve GARRA.
ResponderEliminarEnfim, se calhar, merecemo-lo ...
Portanto, vai ficar assim. Sempre é melhor que nada!
Duarte Nuno Ferreira // Edição de 21-06-2005 - Jornal Oeste Online, noticiava o seguinte:
ResponderEliminarMais de três anos e meio depois de ter sido assinado o protocolo de recuperação do Fosso da Muralha de Peniche e Zona Envolvente, subscrito pelo Instituto Marítimo Portuário, Empresa Águas do Oeste e Câmara Municipal de Peniche, é este o passo seguinte para a execução desta obra, tão esperada pela população penichense. Este estudo contempla as soluções ténicas para resolver definitivamente este processo.
________________________________
Será que o protocolo foi assinado na presidência do Sr. Jorge Gonçalves?
Se foi em 2002, penso que sim.
O que se consta por todo o Peniche, é que a obra é do actual executivo.
Por uma vez sejamos sérios e verdadeiros.
Esta é uma obra que faz falta á terra, todos estamos de acordo.
Como diz e muito bem o Sr.José Pedrosa "fazer esta obra sem ligar o mar norte ao mar sul é como o suplício de Tântalo".
Já que se vai fazer, que se faça como deve ser, ouçam as boas ideias e apliquem-nas. Muito embora esta ideia não tenha sido sufragada nas eleições, não deixa de ter a sua razão se ser.
Mostra-me o teu certificado de habilitações académicas e o teu vasto currículo em hidráulica fluvial e marítima e eu engenheiro te chamarei. E assim, daí em diante passarei a ouvir as tuas acertadas opiniões sobre dinâmica de massas líquidas, cargas sólidas e em suspensão, correntes, ondas e rebentação. Caso contrário terei de deixar-te à margem, literalmente, e acreditar em quem durante alguns meses estudou o assunto e concluiu, cientificamente, que a ideia, não obstante o seu interesse e originalidade, se revela absolutamente inviável.
ResponderEliminarQuanto ao protocolo podemos falar de "ambos os dois": o de Gonçalves e Sócrates e o de Tozé e Jamé(ais).
O primeiro expirou porque o Sócrates Primeiro-Ministro "rasgou" o Contrato-Programa que o Sócrates Ministro do Ambiente havia assinado. Resultado: voou o financiamento para a obra do Fosso. Até há uns 5 meses atrás, quando passou a haver dinheiro europeu, a única hipotese objectiva de financiar a obra era através de meios próprios (e insuficientes) do Município e do IPTM.
como é hábito nessa terra (e país) aí está a velhada do restelo.
ResponderEliminarcomo se, hoje em dia, alguma coisa dessa natureza fosse impossível assim.
nem sei como é que se pode, só por exemplo, subir o rio Douro: da foz até Espanha possível, e de barco, vejam lá!
Sr. Eng. anónimo,
ResponderEliminardiga quem foi o estudioso do assunto que chegou a essa brilhante conclusão.
Quanto ao protocolo, será que o dinheiro para o fosso foi uma contra-partida do aeroporto não ter ido para a Ota?
Dinheiro esse que deveria ser canalizado para outros canais,que não o fosso.
Segundo se consta por aí o protocolo estava assinado,este executivo é que o deixou voar.
Eu não sei porque perco o meu tempo com isto. Talvez porque me insurja sempre contra a propagação da mentira de modo reiterado e sob a forma de palpite e de "consta por aí". A informação do processo do fosso é pública. Inclusivé a informação verdadeira sobre protocolos e contratos. Consultem as actas da câmara.
ResponderEliminarE agora pergunto eu: porque não construir também um porto na baía norte? Tenham juízo senhores!
Os brilhantes estudiosos, como tinham a obrigação de saber antes de pensarem sequer em arrotar larachas e baboseiras sobre este assunto, são colaboradores de uma "empresazeca" chamada Consulmar.
cumprimentos
Tu, que não passas de um pau mandado,explica lá aos parvos ( pois é assim que vocês consideram o povo de Peniche) em que "actas"... diz a data, números e anos em que consta esses protocolos.
ResponderEliminarO tempo só o tentas ganhar , não perder, pois estás a tentar defender a tua dama. Podem mentir a alguns, mas não conseguem mentir a todos.
Nada vos humilha mais do que a coragem alheia
Notícia
ResponderEliminarhttp://www.cm-peniche.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=7830e55c-550c-4027-afe9-1fef459076fd
Acta (folha 273 - faz ainda referência ao protocolo de 2001):
http://www.cm-peniche.pt/Download.aspx?x=87964f8d-5652-4fd4-9e6f-b98ed5cfe8b3
E por aqui me fico. A luta é desigual. Não tem lógica continuar a confrontar argumentos, provas, documentos e factos contra meras ofensas e mentiras baseadas em absolutamente nada.
Cumprimentos e
Festas Felizes
O que consta por ai . Quem sao os srs engenheiros organizadores que tomaram responsabilidade por Exemplo ª ª
ResponderEliminardos Planos de construcao e respectivas tecnicas utilizadas na nova Fabrica do Guano de Peniche .
Dos planos e tecnicas usadas na ETAR de Peniche. Sua manutencao e apoio tecnico durante os seguintes dois anos do inicio da sua laboracao.
Dos tecnicos engenheiros encarregados do estudo e sua finalizacao das passadeiras de acostavel de traineiras e diversas embarcacoes , no Porto de Pesca de Peniche. -primeira fase -
Dos brilhantes paisagistas e arquitecicos que idealizaram a construcao do novo Quartel dos Bombeiros Voluntarios de Peniche numa zona critica em caso de uma catrastrofe natural em Peniche
Quem idealizou os cafes virados para Norte na rotunda Monsenhor Bastos nas areas ludicas na entrada de Peniche , e
Cafe construido junto ao Restaurante Nau dos Corvos virado para Norte
Muro do novo contorno divisional do Cemiterio de Peniche do lado nascente .
So para falar de alguns abortos realizados em Peniche e que parece ninguem reparar
Como e natural gostaria que dessem a conhecer os seus tecnicos encartados ,responsaveis so a titulo de curiosidade .
Se tiverem duvidas pecam'me que eu um tecnico de alto gabarito estou a vossa disposicao para os elucidar melhor
Se tiverem duvidas quanto aos meus pergaminhos digam _me que enviarei todos os meus titulos Honorarios dentro em breve , e so darem_ me tempo a imprimir neste meu computador todos os meus diplomas que se podem tirar de segunda a domingo. ? Sem ofensa para esse
ª Grande Caluniado ª
Salvem o Hospital ,Salvem Peniche , Reparem A ETAR e Sereis Salvos
só por curiosidade senhore(a)s engenheiros, ex-agentes técnicos e ex-desenhadores, funcionários da CMP e, nas horas vagas, autores do maioria dos projectos urbanos de Peniche que neste local dão opiniões, vão ver a exposição PENICHE CHAVE DO REINO e procurem/confiram uma das propostas para o porto em Peniche:
ResponderEliminar- baía do poprto d'areia norte.
Como eram burros os nossos antepassados...
Projecto inviavel :
ResponderEliminarInviavel não será só que com o projecto agora ja idealizado era muito dificil e honeroso a completa modificação para de facto virar Peniche novamente a Ilha
Se defacto se quizesse Peniche ilhada toda a actividade de recreio teria de ser alterada ,pois quanto a mim nunca se deveria fazer inclusas para retencão das aguas á mare vazia
" Se de facto se quizesse Peniche tipicamente ilhada , não se deveriam fazer inclusas " .
E assim teriamos Peniche ilhada consoante os seus ciclos de marés que regulariam os seus ciclos naturais .
Haveria que ter em conta a cota da altura do seu leito cuja variação seria sensivelmente mais baixa na parte Nonordeste junto á Guarita e na parte Sul entraria pela bacia do actual Porto e assim daria navegação como antigamente ate á chamada ponte velha , a embarcações de menor porte.
Era bonito de facto e impossivel ?, Não , era possivel ser feito ! ! .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o Hospital , Salvem Peniche , Reparem a ETAR e Sereis Salvos .
P. S.
Só uma pergunta indiscreta por aonde andam os 3.500.000 tres milhões e quinhentos mil euros que as Aguas de Portugal tinham dado, assegurado, para as obras do Fosso das Muralhas ?
Abusando mais uma vez da vossa boa paciência : Alguem sabe como estão as contas na Camara Municipal de Peniche ?
Pronto , pronto , já me vou calar por agora , nao quero que me chamem o mau da fita!.