Parabéns a nós próprios!

Faz hoje 400 anos que Peniche foi elevada a vila e sede de concelho. Ou melhor, não foi bem hoje, foi há uns dias, mas pronto, a autarquia  reserva o dia 12 de Novembro para as comemorações, conforme alertou o Sr. Francisco Salvador num post aqui para baixo.
As comemorações também não são nada de inesquecível, até agora só tenho conhecimento da inauguração de uma exposição na Fortaleza. Ao menos que os penicheiros a visitem em massa (duvido).
Foram 400 anos dos quais não nos vamos esquecer tão cedo. Desde a época em que prendemos o padre António Vieira até ficarmos presos pelo pseudo-comunismo muita cal correu. Há-de correr mais.
Que venham mais 400 anos. De preferência com algum progresso pelo meio.

Até porque foi aqui gravada, uma musiquita dedicada ao aniversário:

5 comentários:

  1. não foi só o Padre Ant. Vieira que foi preso em Peniche...outros também estiveram presos em Peniche porque dedicaram a vida a lutar para nós possamos dizer e escrever o que queremos, ainda que seja como o que você escreve!
    Andamos outra vez a comer muito queijo!

    ResponderEliminar
  2. O povo de Peniche nunca teve nada a ver com a instalação da prisão política, já o padre António Vieira foi preso por um lapso do povo, é muito diferente.

    ResponderEliminar
  3. Faz agora 25 anos que a autarquia presidida pela D. Fátima Pata celebrou os 375 anos de elevação de Peniche a Vila e sede do Concelho inaugurando o monumento do pelourinho erigido junto aos Paços do Concelho, editando uma medalha comemorativa (ambas as peças da autoria do saudoso Mestre João Afra) e promovendo um concerto e uma exposição evocativa igualmente no Museu Municipal.
    Quatro séculos merecem mais do que a interessante (mas pequena) exposição patente no Salão Nobre da Fortaleza. Certamente que a autarquia estará a preparar um ano cheio de acções comemorativas deste 400º aniversário.À que aguardar e deixarmos os autarcas revelarem como iremos festejar esta efeméride.
    Um Abraço
    Francisco Salvador

    ResponderEliminar
  4. Sr. Salvador...então agora querem festas? ai, ai, ai...o que interessa é dizer mal! Tenha um bocadinho de coerencia, homem! Apenas um bocadinho!!

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo do dia 14 às 18h33,

    Se é leitor atento, e se fosse desinteressado, certamente que haveria de ter entendido no meu post não um simples dizer mal nem uma falta de coerência pessoal. Penso que erigir um pelourinho e editar uma medalha comemorativa não é fazer festinhas, assim como não o é, realizar uma exposição como a que decorre na Fortaleza de Peniche.
    Para além de assinar o escrevo, não disse mal de coisa nenhuma, pois apenas me limitei a escrever palavras que ouvi do discurso do Vice-Presidente da Câmara no acto de inauguração da referida exposição "...esta é o primeiro acto de umas comemorações que irão decorrer ao longo do ano..."
    É pena que Peniche, mesmo depois de quatro séculos de história ainda tenha mais municipes que mais não veem do que as paredes do seu cantinho político.
    Um abraço,
    Francisco Salvador

    ResponderEliminar