opinação #3


Obrigado por terem votado. Estes resultados são uma mera (mas interessante) curiosidade, pelo que as ilações que podemos tirar são à partida previsíveis.

Aqueles que contestam o investimento no turismo e outras políticas (e políticos) são os que têm voz mais ativa nos media, por exemplo no Facebook, o que nos dá a ideia de muita gente não gostar do atual executivo.
Na verdade a população no geral apoia Tozé Correia. Estou certo de que se eu entrasse pelos cafés esta sondagem ainda seria mais favorável à CDU.

Era muitas terras o PSD vai perder eleitores nas autárquicas em consequência da contestação ao governo, mas em Peniche esse efeito não é muito visível.
Temos no entanto 44% de abstenção (a somar à que nem votou nesta sondagem), o que pode significar uma grande contestação às medidas dos partidos locais ou talvez seja influenciada pelo desagrado geral com a classe política portuguesa. Pode descer caso a oposição resolva aparecer, o que não tem acontecido.

Note-se que os resultados ficaram muito próximos com os das últimas autárquicas (fonte: Marktest):
2009 11 Outubro


PCP-PEV
 44.08%
5 887
 4
PPD/PSD
 28.24%
3 771
 2
PS
 19.96%
2 665
 1
CDS-PP
 2.44%
326
  
B.E.
 1.88%                                                         
251
  
Brancos
 1.99%
266
  
Nulos
 1.42%
189
  
Votantes
 53.47%
13 355
  
Abstenção
 46.53%
11 623
  
Inscritos
                                                                                 24 978

13 comentários:

  1. Respeitando o seu blog e trabalho desenvolvido, é preciso ter muito cuidado com esta pseudo sondagem, com todo o respeito que lhe devo. Por exemplo, basta passar aqui um camarada da CDU e dizer a outro camarada e a coisa passa e votam na CDU aqueles que passam lá pela sede do PCP. No outro lado está a oposição que pode nem conhecer o seu blog. Entende? Cuidado! Por outro lado, o PS em Peniche perdeu em 2009 as autárquicas mas duas semanas antes o mesmo PS obteve nas eleições legislativas cerca de 34% dos votos (cerca de 4400 votos), sendo o partido mais votado no concelho de Peniche. Ou seja, nas autárquicas o candidato do PS, possivelmente, contribuiu para uma grande derrota. Cump.

    ResponderEliminar
  2. Dou-lhe toda a razão, esta sondagem é uma mera curiosidade, com muitas limitações, mas foi a que eu tinha meios para fazer (e os resultados nem fugiram muito ao que seria expectável).

    ResponderEliminar
  3. Mas como pode afirmar que "os resultados nem fugiram muito ao que seria expectável"?? Eu não arriscaria dizer isso.

    ResponderEliminar
  4. Esperava resultados parecidos aos das últimas autárquicas, visto que não me parece ter mudado nada de fundamental.

    ResponderEliminar
  5. Ai não mudou nada de fundamental!? Informe-se p.f.
    Peniche está um caos, a câmara está um caos. Está tudo entregue à bicharada e é o salve-se quem puder.

    ResponderEliminar
  6. Sabe qual a dívida da Câmara a fornecedores? Sabia que foi necessário um resgate financeiro para salvar o município? Sabia que a dívida aumentou em mais de 50% em 6 anos? E viu algum investimento digno para aumento da dívida? Sabia que a maior parte da dívida vem da despesa corrente e que isso diz muito da má gestão dos dinheiros públicos? Sabia que os SHL da CMP estão à beira de perder o certificado de qualidade? Sabia que em 2008 o executivo da CDU recorreu ao Programa Pagamento a tempo e horas e voltou a aumentar a sua dívida mesmo recorrendo a este programa? Alguma vez viu um orçamento desta CÂmara? Iria verificar o empolamento das receitas para comportar as despesas desnecessárias (propaganda e festas). Sabia que, depois de inaugurado 3 vezes, passados 3 meses da última inauguração, ainda não existe modelo de gestão para o CAR SURF? Sabia que as horas extraordinárias ultrapassaram o limite previsto e que são sempre os mesmo funcionários que as fazem? Tem alguma informação sobre a gestão deste município? Aconselho a procura dessa informação, no momento em que pegar nela logo verá o desastre. Cump.

    ResponderEliminar
  7. De facto não tenho nenhuma informação, pois não tenho nada a ver com a política regional, logo nem sei como obter essas informações mesmo se quisesse. A vantagem é que por estar tão a leste desse mundo posso escrever de forma totalmente imparcial e desinteressada.
    Quando disse que não mudou nada de fundamental, referia-me ao apoio dos munícipes ao atual executivo, não a questões internas, onde não me meto por total desconhecimento.
    Mas se isto está uma desgraça tão grande, gostava que me informasse, à falta de jornalismo local de qualidade, a oposição. Enquanto ela não aparecer só quem está minimamente dentro dos meandros do sistema tem acesso às informações que citou. E perdemos todos nós, até a câmara, que tem o direito e o dever ao contraditório.

    ResponderEliminar
  8. O cidadão tem direitos e deveres. Dentro dos deveres do cidadão reside a procura de informação para falar sobre determinados assuntos para não cair no erro de falar sem saber. Não se trata de entrar na política ou de a oposição fazer a devida "oposição". Trata-de de cidadania ou se quiser na participação na "coisa pública", na "Respublica". Mas se fala de oposição, vi no Voz do Mar que a mesma oposição fez frente ao executivo e conseguiu baixar a taxa de IMI para os munícipes. Bom, não? Enfim, não vivendo eu no chamado "Sistema" mas procurando a informação, por exemplo lendo ou vendo as sessões da assembleia municipal online ou lendo as atas da CMP, consigo estar informado e falar sobre aquilo que diz respeito à condução ou futuro do meu concelho. É isso que me preocupa, o meu concelho. O resto, bitaites e tretas não me interessam. Ahh e conversas de café existem muitas, com aqueles treinadores de bancada que têm solução para tudo mas nunca mexeram um palha para construir uma sociedade melhor. Espero que possa compreender posições contrárias às suas, tal como a minha. Cump.

    ResponderEliminar
  9. Concordo: Um munícípe que leia as atas da câmara, que assista on-line ou presencialmente à assembleia municipal e que leia ocasionalmente um ou dois artigos do jornalismo local, fica com mais de 80% da informação relevante para poder passar a fazer um juízo crítico de como a câmara está a ser gerida. Mas também pode andar pela rua e ver o caos em que se tornou a recolha de lixo, a nova linda rotunda da Paulo VI, a excelente solução de trânsito da zona do dispensário, o proliferante acampamento cigano ou a bela feira permanente em frente ao mercado...

    ResponderEliminar
  10. O anónimo do dia 30/12/2012 tem todo a razão, tal como os anteriores anónimos. O problema reside no autor do blog que não tem a mínima informação sobre a esfera real penicheira, com todo o respeito. Para treinadores de bancada já temos os do costume nos cafés. Basta de bitaites. Infelizmente a realidade do município, do país e das famílias é bem grave.

    ResponderEliminar
  11. Ou se calhar prefiro ser imparcial. De qualquer forma não vou tocar mais neste assunto. Depois de saírem os resultados das próximas autárquicas falamos.

    ResponderEliminar
  12. Imparcial? Não tem os conhecimentos e informações suficientes, admita. Eu não quero saber de partidos para nada mas procuro a informação, cidadania activa, chama-se assim. Eu penso na minha terra, aquela que me viu crescer partir e voltar. Os resultados das próximas autárquicas vão ser os esperados. Tem dúvidas? O povo tem o que merece. Olhe eu estou farto de tanta miséria e tristeza. Mas deixe lá, foi a última vez que aqui escrevi. Tantos comentários para depois dizer que não toca mais neste assunto, lamento... Cumprimentos e até sempre!

    ResponderEliminar
  13. Não toco porque sim, admito que não tenho os conhecimentos e informações suficientes. E se for ler tudo o que escrevi, pode ver como não me atrevi a falar de questões políticas locais, porque as desconheço. Este inquérito foi só uma curiosidade. Não foi o meu objetivo dizer se o executivo merece ou não este resultado. Acho que estão a matar o mensageiro.

    ResponderEliminar