scouting peniche

Há posts que faço com algum interesse, outros com muito pouco ou nenhum, mas os meus favoritos são os "scouting". São os mais difíceis e os que eu gosto mais de escrever. Faço sempre um enorme esforço para que saiam totalmente corretos, o que se tem revelado impossível. Mas a exploração no terreno e a pesquisa nos livros complementam-se e são uma forma de por à prova tudo o que aprendi desde que em pequeno me comecei a interessar pela história da cidade.

Vou fazer um breve resumo do que se passou nos últimos episódios:


scouting #1 atouguia medieval



Neste primeiro passeio tentámos imaginar a Atouguia na época em que era um importante porto medieval, e chegámos à conclusão de que com poucos conhecimentos de arqueologia não é das aventuras mais fáceis.



Neste terreno encontrámos vestígios de diferentes épocas de ocupação, que remontam até há dois mil anos atrás, o que prova a riqueza que há em Peniche debaixo dos nossos pés.



Desta vez percorremos o fosso no dia do arranque oficial das obras e comprovámos a evolução das pontes que atravessaram o fosso, com a certeza de que um dia mais tarde também as estruturas hoje construídas serão consideradas arcaicas e substituídas por outras mais evoluídas.



Desta vez fomos percorrer o sub-valorizado sistema defensivo da cidade, tendo em atenção de que cada vez que o percorremos há menos para ver sem que ninguém se preocupe muito com isso.



E finalmente fomos descobrir os inúmeros moinhos que preenchem a península. Com recurso a plantas antigas tentámos descobrir as suas origens e ainda descobrimos que o autor fala muito de proteção do património mas os seus antepassados não se coibiram de mandar um moinho às urtigas para fazer uns trocos.

Isto é tudo muito lindo mas eu tenho andado a ver a Casa dos Segredos e acho que falta alguma emoção ao blog.
Por isso, vou pedir aos leitores que me indiquem o próximo caminho a percorrer (na coluna da direita).

Se acharem que há algum a escapar-me, indiquem-mo por favor.
Se tiverem mais dados sobre os percorridos ou a percorrer, também agradeço.

Sem comentários:

Enviar um comentário