Fósseis

O fosso, mais do que uma maravilha da natureza, é um museu inigualável.
Ao longo dos últimos séculos, num exemplar exercício de cidadania, os penicheiros têm vindo a despejar no fosso muitos utensílios do seu quotidiano.
Dão-se a este trabalho porque querem que as gerações do futuro conheçam o modo como viviam, através dos objectos que faziam parte do seu dia-a-dia.
E tão antigo é este costume que já não conseguimos catalogar muitos dos objectos em exposição.

(finalmente algo que consigo identificar, é uma quadriga romana)

Só espero que este magnífico espólio cultural, produto da incomparável cidadania penicheira, seja respeitado aquando do início das obras de requalificação do fosso.
E se agora há quem tenha dúvidas de que tudo isto sejam relíquias do passado, provavelmente não haverá por altura do início das obras.

3 comentários:

  1. Ao que consta as obras no Fosso das Muralhas estao embargadas , porque um qualquer chico esperto se lembrou de proclamar que esses achados sao pre' historicos , ja' datam do berco da Lusitania e consta-se que so falta encontrar os velhissimos potes de barro cheio de moedas de ouros que mais recentemente os nossos amigos espnhois esconderam no fosso das Muralhas quando da sua fuga da ja vila de Peniche no seu regresso ao seio materno .
    Maunuelde Peniche
    Vancouver Canada
    Salvem Peniche Salvem o Hospital Reparem a ETAR e Sereis Salvos

    ResponderEliminar
  2. As obras não eram para ter começado em Outubro ou Novembro do ano passado?

    ResponderEliminar
  3. Faz amanhã cinco anos que "A Voz do Mar" anunciou o início das obras.

    ResponderEliminar