jornadas sobre a função social do museu


Esta excelente foto é usada pelo município para promover as XXI Jornadas sobre a Função Social do Museu, sendo que uma das responsáveis, Raquel Janeirinho, escreveu uma tese sobre este tema, a qual vale a pena ler nem que seja por alto.
As inscrições são aqui e eu já me inscrevi, apesar de me obrigar a faltar a aulas e estar com uma carga de trabalhos que num país desenvolvido dava 5 anos de cárcere aos meus professores. No entanto, não consigo deixar de ter altas expectativas sobre este evento, mesmo que a adesão seja a habitual e os temas a debate fiquem mais para além do abstrato que do concreto. Eu preferia uma mesa-redonda sobre o número de sacas de cimento a usar no Forte da Luz, mas provavelmente falaremos da ligação do património sócio-cultural ao auto-reconhecimento da comunidade. Não interessa, se for para usar palavrões também os saco! Se sei criticar aqui no blog, também consigo ouvir a outra parte. Se a outra parte aceitasse de bom grado umas vinte (contas por cima) sacas de cimento seria o equilíbrio perfeito entre falar de património e ele não ir para outras paragens. Logo veremos!

PS: não resisto a deixar aqui dois posts que escrevi sobre a situação material do património em Peniche (eu sei que não é bem o tema destas jornadas, mas para mim é o nível 0 de qualquer abordagem sobre a ligação de Peniche ao seu património):
Muralhas
Convento

Sem comentários:

Enviar um comentário