scouting #5 monumentos do concelho

Fiz o que propus e fui hoje explorar a opção mais votada na coluna da direita - os monumentos das terras do concelho.

É complicado e não sou eu quem tem a definir o que é monumento e o que não é. Como tal, e também por não conhecer nem ter acesso a fontes sobre outros, limitei-me àqueles que me parecem ser os mais emblemáticos. Não quis com este trabalho fazer investigação histórica, mas sim falar sobre a forma como a população tem acolhido estes monumentos, as suas modificações no passado recente e os riscos que correm.

Igreja de São Leonardo - Atouguia da Baleia


A Igreja de São Leonardo é do século XIII ou XIV. Percorrendo-a damos com um pormenor mais descontextualizado:


Este parece-me ser o ponto mais fraco de um enorme processo de restauro que a igreja sofreu no início da década de 70, que modificou bastante o seu aspeto de forma a lembrar a época medieval da sua existência, através da destruição de elementos introduzidos posteriormente, por a descoberto frescos da época e "rasgar" a parede em diversos locais do interior e exterior de forma a mostrar a alvenaria em lajes de pedra perfeitamente alinhadas.

Deixo algumas fotos dessas obras:










 Cruzeiro Manuelino - Coimbrã


É uma construção muito simples, datada de 1525, que se encontra escondida na periferia desta aldeia.
No entanto, apresenta uma enorme beleza e é uma sorte que tenha chegado até aos dias de hoje.




Paço de D. Pedro - Serra D'El Rei


O atual paço resulta da ampliação de um bastante mais rústico com origem em meados do século XIV. Um dos vestígios da primitiva construção são as ruínas de uma torre, transformadas em miradouro no século XIX.


Em 1970 a fachada sofreu uma pequena remodelação, com vista a reforçar os seus traços arquitetónicos. Este era o seu aspeto anterior:


Duas portas foram transformadas em janelas e criadas à sua volta molduras que tentaram integrar no conjunto artístico do local, embora não me pareça terem chegado ao resultado mais discreto.


 Atualmente a propriedade é privada e está para alugar e tem site próprio.


Convento - São Bernardino


Os seus edifícios foram totalmente aproveitados para outras funções, o que é um exemplo de utilização de monumentos cujas funções anteriores cessaram.
O terreno pertencente ao convento ainda é bastante extenso. Normalmente a evolução de uma terra para as periferias "come" os terrenos antigamente pertencentes a um determinado proprietário, nomeadamente os de um convento, como aconteceu com tantos em Coimbra e com o de Peniche. O de São Bernardino teve a sorte de continuar a estar no extremo do perímetro urbano, senão não teria a área que ainda possui.



Forte - Consolação


Ao contrário do resto das construções defensivas com processos de restauro, que costumam ser deixadas com a pedra à vista, o Forte da Consolação foi integralmente rebocado e caiado em 1997, no entanto atualmente a pintura já está bastante desgastada.


Chama bastante a atenção haver um WC portátil em frente à entrada do forte. Não percebo como não encontraram um sítio mais discreto para o meter.


Houve uma altura em que houve um café instalado no seu interior, mas hoje encontra-se abandonado.


Comparando esta vista aérea (de 2009) com o estado atual, podemos ver como a erosão tem afetado a parte ocidental do forte:


No entanto, isso não é nada de grave, visto que esse pano da muralha não apresenta grande interesse nem havia nada que pudéssemos fazer por ele. Preocupa-me muito mais o estado em que estão as canhoeiras (originalmente 15) construídas em 1800 para impedir o acesso ao forte por terra.


As que estavam do lado do forte já desabaram e as restantes estão nesse caminho.


Isto acontece pois não são cobertas, logo a terra que as preenche tem tendência a ganhar raízes e sofre a erosão do vento, pelo que precisa de se expandir, empurrando os muros de pedra:





Há dez anos fez-se uma intervenção que consistiu em colocar blocos de pedra para suster alguns muros e reconstruiram-se outros que já tinham caído.


É uma intervenção que polui visualmente o monumento e não previne a derrocada dos restantes muros, pelo que é urgente fazer uma intervenção de fundo neste local. É verdade que estamos numa época pouco propícia a gastar dinheiro seja no que for, mas estando o local no avançado estado de degradação em que está, daqui a poucos anos não restará nada a não ser um monte de pedras avulso.


De fora desta análise ficaram muitas igrejas e capelas que se estendem por todo o concelho, no entanto só pelos monumentos aqui referidos já podemos constatar a riqueza do nosso património. Agora cabe-nos defendê-lo como uma mais valia para a nossa terra. Merece especial atenção a bateria do Forte da Consolação, da qual grande parte pode desaparecer dentro de pouco tempo.

Os votos nas outras opções mantêm-se, pelo que peço a quem votou nesta ou não votou em nenhuma que vote na coluna no lado direito ou me dê sugestões para mais explorações.

Sem comentários:

Enviar um comentário