A erosão


Há cerca de duas semanas caiu um bocado de terreno na Marginal Norte, levando consigo parte de um "miradouro" que na realidade não é muito mais do que um muro de cimento para impedir as pessoas de cair da falésia.

Este desabamento era mais do que previsível, como podemos ver por uma foto aérea da autoria de Carlos Tiago:



O Peniche Online pouco depois do sucedido publicou um álbum com fotos. Estes são alguns dos comentários que aí podemos encontrar:

Elsa Gonçalves
Agora é que vai tudo cair :s é como o forte na consolacao.. e depois quando se lembrarem que o patrimonio é um testemunho rico da nossa historia e cultura, vai ser tarde. Porque nao restaurar e proteger as areas "endogenas"? Vejo o turismo a degradar-se...

Cita Coelho
É um verdadeiro crime, vermos a degradação da nossa costa, a pérola mais preciosa que possuimos. Até quando senhores responsáveis? Até Peniche ficar Excluído do mapa de Portugal?

Manuel Bottas
Sou leigo na matéria, certo. Mas não vejo como a câmara iria conservar um bocado de rocha/lama, (como acima é descrito) que está exposto ás intempéries e que tem a sua erosão natural e lógica. Conservar sim, o que tem conservação.

Bruno Rasteiro
Sr. Manuel a câmara penso que esta dentro das possibilidades de fazer uma protecção com pedras grandes ou pés de galo, para proteger a rocha das fortes rebentações. nesta zona e em pelo menos mais duas zonas.... a estrada está muito perto do mar e a rocha ano para ano vai-se desgastando e a câmara nada faz para a preservar, não só as estradas como "todos" os pesqueiros a norte da península de Peniche. um dia eu mostro-vos as fotos dos pesqueiros a norte.

Eu creio que quanto à erosão não há muito a fazer, a não ser sinalizar as zonas em perigo de derrocada para evitar que alguém seja apanhado num acidente. No sítio em questão podemos ver como a estrada está cada vez mais próxima da arriba:


Neste ponto em específico a marginal aproxima-se perigosamente do mar, pelo que daqui a alguns anos terá de ser desviada ligeiramente para o interior. Estou certo de que nas próximas décadas muitas alterações à sua trajetória ocorrerão, especialmente a Norte.

A erosão é um processo contínuo e só damos conta dela quanto temos um elemento de comparação facilmente reconhecido. Eu tenho acompanhado o seu progresso nas zonas onde lentamente vai levando o património edificado. Aqui ficam os monumentos que desaparecerão totalmente em uma ou duas gerações:

Capela do Convento do Bom Jesus (originalmente eram duas, uma já foi totalmente engolida pelo mar):


Entricheiramento de São Miguel:


Baterias da Papôa:



Forte da Luz (devido à sua extensa área, há zonas menos expostas à erosão, mas mesmo estas vão sucumbir dentro de pouco tempo devido à instabilidade do solo, que as faz precipitar para o chão):




O mesmo sítio em 2010:


Todos estes sítios estão desde já condenados e não há nada que possamos fazer por eles, no entanto para além disto ainda há muito património no concelho que podemos proteger e explorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário