opinação #2


Fecharam as urnas para a questão Qual a utopia que mais gostava de ver realizada em Peniche?

Porto de águas profundas39%
Plataforma petrolífera412%
Aquário de grandes dimensões1236%
Museu do mar1442%

Muito obrigado a todos os que colaboraram.
Não estamos em época de vacas gordas, mas creio que vale sempre a pena almejarmos objetivos mais exigentes, sempre com um olho na sua exequibilidade.

A opinião pública em Peniche é bastante mais velha do que eu. Como tal, há pontos em que a minha opinião é radicalmente diferente.
Não me interessa para Peniche um museu da resistência. Fora dos manuais de história, não dou muito valor ao 25 de Abril. Nasci 17 anos depois e os problemas que o antigo regime apresentava parecem-me muito distantes no tempo. Hoje em dia há outros problemas, de natureza muito diferente, não necessariamente mais ou menos graves, que atormentam a minha geração.

No entanto, creio que enquanto houver ex-combatentes e antigos presos políticos vivos os pavilhões A, B e C da Fortaleza devem permanecer intocáveis. Representam demasiado para muita gente para que os deitemos abaixo.
Mas tal como há sessenta anos os seiscentistas pavilhões militares foram demolidos para dar lugar a edifícios com uma vocação totalmente diferente, daqui a alguns anos poderemos falar muito mais à vontade do que queremos fazer com a Fortaleza.

Principalmente pela sua localização geográfica, acho que seria o sítio ideal para construir um museu do mar, e possivelmente, só do mar, englobando pesca, defesa da costa, atividade conserveira e achados submarinos. O resto que compõe o atual museu municipal - resistência anti-fascista, rendas de bilros, geologia, evolução urbanística, artefactos históricos - poderia passar por exemplo para o edifício que o município adquiriu atrás da Igreja de São Pedro - e que me parece muito grande para ser só museu de rendas de bilros, como propõe a câmara - ou para outro edifício de interesse público que pudesse ser adquirido.
Há ainda aquela ideia dos núcleos históricos espalhados pela cidade, que também é bastante apelativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário