pequeno guia do património esquecido e ostracizado #2 bateria da vitória

A segunda entrada do nosso guia leva-nos até um dos sítios mais carismáticos da região, o Cabo Carvoeiro.


A Bateria de Nossa Senhora da Vitória foi construída no século XVII como parte do plano de defesa da península.


Deve o seu o nome à Capela de Nossa Senhora da Vitória, que teve como uma das causas da sua ruína os soldados de sentinela no forte tirarem madeira do edifício para se aquecerem.


No século XIX o forte deixou de ter uma função militar para passar a servir de estação semafórica.


Em 1964 no lugar do forte foi construído o Restaurante Nau dos Corvos. Logo na altura provocou polémica, o que levou à construção de um terraço que devolvesse a vista que o restaurante tinha levado.


Volto a transcrever no blog um texto do Professor Seara que mostra a dimensão do estrago:

Quando na década de sessenta A Voz do Mar por minha iniciativa decidiu realizar um ciclo de palestras, o Dr. Perpétua, fundador do ex Externato Atlântico, rotário de Porto de Mós, disse-me que para falar de turismo a pessoa indicada era um advogado de Leiria que também era rotário.
O restaurante Nau do Corvos já estava construído no mesmo espaço onde antes havia um miradouro e um posto semafórico que, por esse facto, já vinha sendo motivo de muita polémica.
No dia em que o advogado faria a sua palestra, fui buscá-lo a Leiria e, ao chegarmos a Peniche, pediu-me para continuarmos até ao Cabo Carvoeiro já que ele conhecedor de toda a costa que emoldura esta península onde nos encontramos (...) nunca se cansa de maravilhar-se com a sua beleza.
Fui deslizando vagarosamente parando aqui e além e, quando chegámos ao Cabo descemos do carro e perante o restaurante eis que, com uma ponta de indignação na voz, exclama:
-Estou roubado! Com este restaurante aqui foi subtraído ao domínio público uma vista panorâmica do oceano. E isso é crime!



#foto de Leonor Garcia

Hoje em dia ainda conseguimos ver vestígios da existência da Bateria da Vitória, visto que o restaurante aproveitou a sua base.

Sem comentários:

Enviar um comentário