die welle


Die Welle é um filme alemão baseado na experiência levada a cabo por Ron Jones com os seus alunos numa escola da Califórnia em 1967. Vendo a dificuldade que os seus alunos tinham em perceber como foi possível ao Partido Nazi reunir um amplo consenso entre a população da Alemanha pré-Segunda Guerra Mundial, Jones decidiu formar com os alunos uma comunidade autocrática, a qual liderou até chegar a resultados bastante impressionantes: ao quarto dia da experiência, os 43 alunos da turma estavam certos de que a comunidade iria instaurar uma nova ordem mundial.

A supressão da inveja que os colegas tinham uns dos outros é das principais razões que os faz prenderem-se e envolverem-se tanto na comunidade. Aqueles que nunca tiveram amigos que os defendessem, colegas que os ajudassem a estudar, dinheiro para gadgets, de repente vêm-se envolvidos num grupo em que tudo é partilhado e todos estão no mesmo nível, e o desejo de ter mais ou ser melhor é substituído pela vontade de fazer o melhor para o grupo.

É algo que tem um enorme reflexo nas nossas vidas, a todos os níveis, desde o nosso comportamento social à nossa participação política. E é a causa de as pessoas serem tão dependentes das outras, do governo, da família, não se mexerem por vontade própria, mesmo que pudessem fazer mais e melhor. 

Li uma vez que o socialismo é tão bem recebido e desejado pois dá miséria para todos em vez de haver uns na miséria e uns poucos acima (mesmo que sejam os melhores). E, o que para mim é mais complicado de perceber, a iniciativa pode vir de cima, porque se todos à sua volta estiverem numa situação, seja ela qual for, o ser humano não ambiciona chegar a uma melhor, mas sentir que é como os outros. Que faz parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário