Não vás ao mar, forte!

O Forte da Consolação foi construído entre 1641 e 1645 para cruzar fogo com  Fortaleza, já foi abrigo de doentes e sede de um grupo de amigos, sendo actualmente o tamboril duma caldeirada com muita água.

Ao contrário do que noticia o Correio da Manhã, da muralha propriamente dita muito pouco ruiu como resultado da derrocada. Mas já muito foi por esse mar fora e o risco é iminente.

Como já divulgámos há uns meses, há uma exposição na Fortaleza com cópias de plantas de muitas antigas fortificações, umas quantas já desaparecidas.
Não há muito a fazer para preservar as ruínas das construções defensivas, o seu verdadeiro inimigo é o mar que defendem.
Mas tendo em conta que em suporte digital tudo dura eternamente, aconselho vivamente que em primeiro lugar se visitem as fortificações ao vivo e só depois se vejam os mapas. Todos os segundos contam.

Forte da Luz

1 comentário:

  1. Nao va's ao Mar com vento e vaga Forte !

    Mais uma vez a tragedia humana se abateu nas terras de Ribamar e seus Pescadores .
    Peniche e Ribamar sempre irmanados na luta da Vida e Morte dos seus Pescadores ,nas suas tristezas e suas alegrias quando a pesca abunda e faz sorrir de prazer ao ver na lota o fruto do seu trabalho ainda saltitando muitas das vezes em cima das bancadas da venda , na lota de Peniche .
    Mas tambem essas bancadas muitas vezes aparam as lagrimas de todos no's quando sempre lamentamos que o pescador ou pescadores que nela depositavam a amostra das suas pescas jamais voltarao a sorrir de alegria de ver o seu pescado ser leiloado e comprado para rapidamente seguir para todos pontos de venda de Portugal e ate' por esse Mundo da Estranja !.
    Mais uma vez choramos a morte de esses quatro ainda jovens que de uma maneira tragica pereceram nas ondas do Mar Sagrado .
    Esperamos que suas Familias nesta hora de dor consigam ser fortes na sua desgraca e que as entidades competentes lancem de imediato o auxilio monetario devido a todos estes seres que de um momento para o outro viram desmoronar todos os sonhos risonhos que durante as suas curtas vidas planearam cheios de Amor .
    Que todos os seus corpos regressem a' Terra e que suas Almas descancem em Paz
    Manuel Joaquim Leonardo
    Peniche Vancouver Canada

    ResponderEliminar