Peniche - 400 anos a consumir queijo!

Zé Maria Costa, no seu blog Conversar em Peniche, frisou e bem que a Internet faz 40 anos. Aniversário notável. Já é tradição Zé Maria Costa lembrar aniversários por esta altura, pelo menos desde 2007, quando se lembrou dos 398 anos da elevação de Peniche a vila e sede de concelho. Acontecimento notável. Tão notável que o autor frisa que "de facto no dia 20 de Outubro de 2009 celebram-se 400 anos desse acontecimento, o que torna essa data credora de uma comemoração preparada com o tempo adequado para a dignidade que é exigida." E em 2008 lembrou-se dos 399 anos do acontecimento. Foi o único a lembrar-se. A falta de "alguma coisa que registasse esta efeméride" deixou o senhor bastante chateado. No dia 20 de Outubro de 2009... Nem ele nem ninguém. O concelho esqueceu-se de que fazia 400 anos. Ora "a comemoração preparada com o tempo adequado para a dignidade que é exigida" terá provavelmente sido adiada para os 400 anos e 1 mês. Assim o creio. Não vejo outra hipótese. Estamos portanto a pouco menos de um mês para essa inolvidável data que são os 400 anos e 1 mês da elevação de Peniche a vila e sede de concelho!

Peniche em 1663

2 comentários:

  1. Bom dia

    Na realidade Peniche, desde há muitos anos, comemora o aniversário da sua elevação a Concelho e a Vila em 12 de Novembro e não em 20 de Outubro. Ambas as datas poderiam ser alvo da efeméride pois que foi em 20 de Outubro que foi emitida a certidão do Chanceler do Reino, e em 12 de Novembro de 1609 foi assinado pelo monarca Filipe II o decreto régio sobre o assunto. Até meados do século passado o feriado municipal era em 12 de Novembro.
    Um abraço
    Francisco Salvador

    ResponderEliminar
  2. O ex-vereador Zé Maria Costa é uma pessoa muito coerente com aquilo que escreve. Chateia-se muito, diz que não vota na CDU nas Legislativas porque não conseguem assumir-se enquanto PCP e depois nas Autárquicas vota neles. É o melhor. Não vejo maior comediante em Peniche que ele.

    ResponderEliminar