Precisei de recorrer à ajuda do Professor Mariano Calado há dois anos atrás, no decorrer de um trabalho escolar sobre a necessidade de proteger o Convento do Bom Jesus. Fizemos uma apresentação à cidade no auditório municipal, no fim da qual o Professor leu um texto com os inúmeros monumentos penichenses destruidos por incompetência e desinteresse e deficiente planeamento urbanístico.
A minha admiração pelo trabalho do Professor vem desde que com uns 5 anos anos me ofereceram o "Peniche na História e na Lenda" e eu fiquei interessadíssimo na história de Peniche.
Além de um notável poeta e historiador, é um interessado crítico pelos problemas da nossa cidade, e entre as inúmeras soluções que defende, encontra-se a transformação do Filtro num miradouro.
Há umas semanas, deixei a ideia num comentário ao blog Amigos de Peniche, e foi hoje colocada uma montagem do Carlos Alberto Tiago a mostrar um suposto Centro de Interpretação do Património Geológico do Litoral de Peniche saído de um filme de ficção científica de 1940.
Parece parvo à partida, mas pode não ser uma má ideia transformar o Filtro em algo mais. Algo pouco dispendioso e útil à população. As rochas de Peniche têm muito para mostrar e eu gostava muito de ver construído esse centro, com uma fortíssima componente turística, acedido perante o pagamento de um bilhete barato mas suficiente para ao menos sustentar a sua manutenção e com acesso ao Filtro, na forma de miradouro.
Sem comentários:
Enviar um comentário