plano para hoje #6 papôa 2

Regressamos agora aos mais ou menos menos ambiciosos projetos que foram propostos e (ainda) não realizados. E como bacalhau com natas não se faz sem sal (reparem na erudição que mostro possuir ao referir um ingrediente que não é óbvio, mas essencial) também Peniche não se faz sem o Arquiteto Paulino Montez.

E hoje vamos falar desse território inóspito que é a Papôa. Já antes lá tínhamos ido, e pelo caminho rebentado com a afinação cromática do ecrã, ao consultar os planos da lista do PSD para a junta de freguesia da Ajuda.


Desta vez, e com alguma pena nossa, não há bregilhas nem outros elementos de costura. Temos um projeto sério que fui encontrar num livro bastante sério emprestado pela pessoa séria que é o Adriano Constantino.

A legenda da planta é a seguinte:
2- centro de treino para surfistas
12- hostel para surfistas
17 - surf shop


Na verdade debaixo das anotações de Tozé Correia é-nos possível descortinar a verdadeira legenda:
2 - escola primária (já existente)
12 - parque (a construir)
17 - construções de interesse turístico (a construir)

Há vários aspetos a abordar. Primeiro, há um 17 mesmo em cima do ilhéu, ou seja, estavam planeadas construções turísticas no ilhéu da Papôa, o que hoje em dia não seria muito bem aceite (mas se já lá houvesse antigas, não seria tão mau como isso, veja-se o ilhéu do Baleal).
Depois, o formato da escola, que apesar de já construída, obedeceu a um plano anterior de Paulino Montez. A ideia era ficar orientada para a entrada principal de Peniche, mas como as casas adjacentes nunca foram demolidas ficou numa posição algo estranha.
Finalmente temos um parque no centro, que não foi construído e ficou impossibilitado pelas mais recentes construções.
Seguem fotos aéreas de 1995 (numa situação muito próxima à da altura do projeto) e da situação atual:



Como vemos, a palavra de Paulino Montez não foi longe neste caso, mas há outros em que o plano foi determinante. Lá chegaremos quando eu tiver tempo para escrever um post tão bonito que o vão querer imprimir e pendurar em cima do sofá da sala.

Sem comentários:

Enviar um comentário