plano para hoje #3 prageira

O último plano para hoje mostrou-nos o projeto da Estação de Caminhos de Ferro de Peniche, e que levanta a questão: onde passaria exatamente a linha férrea?

Essa questão é respondida por um projeto de urbanização da Prageira (erradamente chamada de Prangeira) elaborado em 1957 por Paulino Montez e que eu recortei há uns anos de uma Voz do Mar. Como podemos ver, a linha férrea serviria sobretudo para dar suporte ao porto de pesca.


Para falar do resto, o melhor é comparar com uma vista aérea atual:


A diferença que salta mais à vista é o espaço ocupado pelo porto de pesca. Paulino Montez tinha já delineado a sua área, mas seria sobretudo ocupada por armazéns e não docas (Paulino Montez diz desconhecer a feição do futuro porto em concreto, mas pelos seus planos parece que nunca imaginou que avançasse tanto para o interior). As embarcações continuariam a abrigar-se na área compreendida entre o Forte das Cabanas e a Ponte Velha, situação que se foi deixando de verificar com a construção da docas no Molhe Leste e cuja machada final foi a recente construção da eclusa.
É engraçado notar o traçado de um espaço muito parecido ao atual Parque Urbano (incluindo até um campo de futebol profissional e um amador) mas mais perto das muralhas.
Também é curioso ver que a Praia de Peniche de Cima saiu a ganhar com a não execução deste projeto, pois estava previsto um possível porto a ocupar uma grande faixa do areal e as dunas atrás da Nossa Senhora da Boa Viagem dariam lugar a habitações.

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