plano para hoje #5 aquário

Filipe Pereira é o autor de uma página no Facebook onde alimenta a possibilidade de construir um aquário em Peniche. Estas são algumas algumas das suas ideias para diferentes áreas do edifício:






Quando estas duas últimas imagens foram publicadas no Facebook a estrutura levantou-me algumas reservas no sentido em que é impossível uma massa tão grande de água estar suspensa. Transcrevo a conversa com o autor:

José Carlos Romão boas. umas contas: se as dimensões da parte suspensa forem 150 x 300 x 100, haverá 4500000 dm3 de volume, ou seja, 4500000 litros de água, o que equivale ao peso de 56250 pessoas com um peso médio de 80 quilos. quero dizer com isto, acho que todo o edifício precisa de estar completamente apoiado no solo.

Aquário de Peniche Bom dia José Carlos Romão! Confesso que estou um pouco confuso com as medidas que escreveste, pois não consigo perceber onde as foste buscar. Seja como for, e ainda que os meus conhecimentos técnicos ao nível da engenharia de estruturas seja muito parco, posso assegurar-te que essas medidas não coincidem com as que utilizei na criação deste rendering 3D do exterior do edifício. As medidas da estrutura superior do edifício são 45 x 54 x 9 metros, sendo que a base terá praticamente 5 metros de altura. Isto faz com que a parte suspensa seja de 45 x 18 metros, perfazendo uma área em suspensão de 810m2. O volume de água que está pensado deverá ser de apenas 2.000m3 e não 4.500m3. Além disto, a parte suspensa corresponderá quase inteiramente à zona do Restaurante, com respectivas dependências (cozinha, lavabos, etc), e escritórios, não havendo, portanto, forças tão grandes a pressionar essa zona. Todo o volume de água estará assente na base. Espero que estes esclarecimentos sejam úteis. Um resto de bom dia...

Aquário de Peniche Posso acrescentar que. hoje em dia, em termos de estruturas, existem materiais que estão cada vez mais a ser usados no lugar do tradicional betão armado que são mais leves sem perderem a resistência para grandes pressões. Estes materiais permitem a construção de vãos suspensos com medidas incríveis, sem perder estabilidade. Esses mesmos materiais, alguns deles, pelo menos, estão naturalmente a ser equacionados para o projecto.

José Carlos Romão pelo desenho fiquei com ideia que parte do volume de água estaria suspenso. não sendo o caso, tudo bom. eu só comentei porque aplaudo a ideia e no que puder contribuir, espero ajudar

Aquário de Peniche Muito obrigado, é sempre altamente motivador quando vemos as nossas ideias serem bem recebidas por outras pessoas. Fica registada a tua disponibilidade para nos ajudares, teremos isso em conta!

Francisco Germano Vieira também deixou o seu contributo. Eu pessoalmente penso que um dia a ser construído um aquário poderia ser integrado num espaço mais abrangente dedicado ao mar, englobando as artes pesqueiras, construção naval, biodiversidade, naufrágios e turismo, ou não muito longe disso. Também possível seria a coordenação com uma unidade de investigação, ligada ao IPL. Exemplo de um espaço polivalente deste género é o Museu Marítimo de Ílhavo.

Sem comentários:

Enviar um comentário